Conheça o Living Office, da Herman Miller

  • 04/12/2020

O ambiente de trabalho tem mudado bastante nos últimos anos. A tecnologia vem desempenhando um enorme papel nessas mudanças, mas as novas gerações também têm trazido suas demandas e suas próprias visões sobre o assunto. Essas gerações buscam sentido e propósito no trabalho – têm necessidade de que a visão da empresa onde decidem trabalhar corresponda também à sua própria visão de mundo. Com as mudanças de ideias e comportamentos, devem mudar também a arquitetura dos espaços.

 

Herman Miller?

A Herman Miller é a icônica empresa conhecida por seus móveis de escritório, importantíssima para a história do design estadunidense. Começou como uma pequena empresa na década de 1930, na cidadezinha de Zeeland, no interior do Michigan, e se tornou importantíssima para o Modernismo em meados do século XX.

A Herman Miller ajudou a definir o espaço de trabalho nos Estados Unidos e no mundo, e foi pioneira no design sustentável. E estão na vanguarda das inovações dos espaços de trabalho, inclusive com o design de cadeiras ergonômicas – você já deve ter visto a famosa cadeira Aeron em algum escritório.

Pode te interessar

 

Living Office

Há alguns anos, a Herman Miller conduziu estudos em todos os continentes, com uma grande equipe de especialistas, pesquisadores e designers, com o objetivo de entender as mudanças na natureza do espaço de trabalho do nosso tempo. Que tipo de escritório faz sentido em pleno século XXI? Os resultados desses estudos levou ao conceito de Living Office, a um só tempo a materialização de tendências que já vinham ocorrendo e uma projeção para o futuro.

Segundo eles, as tecnologias móveis permitiram que o trabalho pudesse ser feito em qualquer lugar, a qualquer momento, e isso mudou o propósito fundamental dos escritórios formais. Além disso, valores que eram considerados secundários, como a camaradagem, os laços afetivos, a interação espontânea e expressão de grupo, estão se tornando prioridades. Hoje, o principal propósito dos escritórios é juntar as pessoas, seja em colaboração direta ou indireta, para potencializar sua performance e criatividade.

E os dados são bastante reveladores: áreas comuns estão ocupando cada vez mais espaço dentro da planta dos escritório e estações de trabalho individuais, cada vez menos. A pesquisa revelou que as estações de trabalho ficam desocupadas 60% do dia, e escritórios pessoais ficam vagos em quase 80% do tempo. Além disso, salas de reunião quase nunca são totalmente ocupadas quando são usadas porque as pessoas têm dado preferência a reuniões menores, menos formais, em outros locais do escritório.

 

E o que fazer com esses resultados?

De maneira geral, os espaços mais abertos, menos compartimentados, têm se mostrado mais funcionais, agradáveis e apresendado os melhores resultados. A configuração espacial em cubículos já está defasada há tempos, mas as divisões de espaços individuais persistem nos escritórios. O que as pesquisas mostram é que isso não favorece nem a criatividade, nem a produtividade.

Além disso, ideia tradicional de que os cargos mais altos requerem uma sala própria (que é também símbolo de status) está sendo completamente revista. Contrariando o senso comum, são exatamente esses cargos os que menos precisam de um local de trabalho estático, pois a ideia é justamente que circulem pelo escritório, conversando com a equipe, entendendo seu funcionamento e participando dele.

Levar tudo isso em consideração pode ajudar a repensar a própria configuração espacial dos escritórios, de modo a torná-lo mais vivo, com uma usabilidade mais inteligente e personalizada para o perfil da própria empresa. Não é necessário recorrer às divisões de espaço tradicionais se elas não promoverem o engajamento dos funcionários e não estimularem uma dinâmica de trabalho que seja instigante. Se o escritório é feito de pessoas, elas também devem ter um papel na escolha do melhor modo de trabalhar. Pensar juntos, valorizar a coletividade – é essa a tônica da nossa época. E a empresa só tem a ganhar com isso.

 

Gostou do conteúdo? Então fique de olho aqui em nosso blog e em nossas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

Aqui na Brindesco você encontra as melhores opções de brindes personalizados. Entre em contato conosco para saber mais informações e solicitar um orçamento!