O que Ă© preciso para ser um bom lĂ­der?

  • 06/11/2020

Sabe-se que o time é sempre reflexo do treinador. E uma boa liderança é muito mais que apenas um trabalho retórico. Trata-se de um número de atitudes que, em conjunto, fortalecem o sentimento de equipe. E hoje separamos 5 dessas atitudes que são cruciais em um bom líder.

 

1 – Dê o exemplo

Aquela velha ideia do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não funciona. Mais do que não funcionar, ela é contraproducente. Ou seja, mais do que não trazer benefícios, essa atitude age contra você. Então, seja muito cuidadoso ao tentar incentivar uma postura, uma abordagem ou um comportamento que você mesmo não tem. Pela mesma lógica, aplique seus conselhos primeiramente em você mesmo. Dessa maneira, você terá um conhecimento em primeira pessoa do que está tentando transmitir.

E dar o exemplo também diz respeito a assumir os próprios erros. Errar não é absurdo: é uma das variáveis dentro da equação dos negócios. Simplesmente vai acontecer. E, quando acontecer, esteja preparado para assumir isso e mostrar disposição para buscar soluções.

 

2 – Dê feedback

O feedback é um fator da psicologia humana que você deve usar a seu favor. Isso se chama reforço positivo e negativo. Quando uma comportamento é elogiado, a tendência é que seja repetido e consolidado. Um comportamento depreciado tende a ser abandonado. É natural as pessoas precisarem desse tipo de reforço para saberem se o próprio comportamento é adequado, válido e bom. Um bom líder tem que estar atento a isso e agir com sensibilidade.

Mas o feedback não é apenas isso. É também recompensar um bom desempenho, por exemplo. E essa recompensa pode ou não ser material.

 

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3 – Ouça

Esteja aberto a ouvir o que sua equipe tem a dizer. Um bom líder não existe no vácuo. Abra espaço para um verdadeiro diálogo: trata-se do reconhecimento do outro. Ao contrário do que pode parecer, não mostra insegurança nem vulnerabilidade. Saber ouvir opiniões diferentes demonstra uma inteligência refinada. E, além disso, é estratégico: é uma fonte de ideias novas, e de graça – afinal, não é possível pensar em absolutamente tudo por conta própria. As boas ideias podem ser incorporadas ao modus operandi e serem recompensadas.

 

4 - Tenha palavra

Se você prometeu, cumpra – para o bem e para o mal. Um líder desequilibrado, com atitudes intempestivas e que fala muito no calor do momento tende a gerar desconfiança. Isso tem o efeito de desestabilizar a equipe, que é o contrário do desejado. Portanto, uma dica adicional seria cultivar o autocontrole e o silêncio. Dê-se tempo para pensar antes de comunicar qualquer coisa. Fale somente o que você sabe que pode bancar. Mas não coloque nada no automático. Às vezes, é preciso ser flexível: em alguns casos, é mais válido voltar atrás e reconhecer o erro – mas essa dica já foi dada.

 

5 – Nunca deixe de ser aluno

Nunca deixe de se aprimorar. O aluno tem a humildade de saber que o conhecimento que ele possui é ínfimo se comparado a tudo o que ele não sabe. Mas, mais que isso, um bom aluno sabe também como aprender – ao observar as próprias dificuldades, é capaz de desenvolver técnicas para melhorar a eficácia do estudo. É exatamente por isso que sabe melhor como ensinar. Como já foi dito, a experiência adquirida em primeira mão é muito mais válida do que aquela apreendida de forma indireta, “de ouvir dizer”. Além disso, um líder interessado também inspira muito mais sua equipe a ser o melhor que ela pode ser.

 

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