VocĂŞ sabe o que Ă© endomarketing?

  • 30/10/2020

Lealdade: esse é o laço mais forte que pode existir entre empresa e cliente.  Mas não é só isso. Com o tempo, percebeu-se que a lealdade é um elemento-chave dentro das empresas, em relação aos seus colaboradores. Essa percepção vem se refinando nas últimas décadas e, hoje, a atuação interna da empresa conta tanto quanto a externa.

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Endomarketing?

 

É aí que entra o endomarketing, ou marketing interno. Trata-se de um conjunto de ações para melhorar a interação entre a empresa e seus colaboradores. E não se trata apenas de comunicação, mas de melhorar o relacionamento interpessoal e facilitar as trocas entre colaboradores e superiores. Significa por em prática os valores da empresa, criar um ambiente de trabalho saudável e aumentar a produtividade.

Juntos, o RH e o Departamento de Marketing devem se juntar com dois objetivos básicos: 1) entender as demandas e problemas existentes e elaborar estratégias para solucioná-los e 2) desenvolver atividades que aumentem o engajamento e a motivação dos colaboradores. Assim, cria-se um melhor ambiente de trabalho e diminui-se a rotatividade. E não tem segredo: um colaborador motivado é mais produtivo.

 

Mas o que motiva um colaborador?

 

A motivação do colaborador está ligada a dois elementos básicos: engajamento e reconhecimento. Para isso, ele precisa entender o valor da empresa, compreender o propósito de sua função e enxergar algum potencial de crescimento profissional ali dentro. Assim, ele vestirá a camisa da empresa.

É preciso que se entenda que o sucesso de uma empresa depende diretamente dos colaboradores. Mantê-los é essencial, mas bons salários não são o único elemento dessa equação.

 

E como fazer?

 

1) Os colaboradores precisam estar muito bem informados a respeito dos valores e dos objetivos da empresa. Isso precisa ser comunicado com frequência, para que haja uma coesão interna muito forte.

2) Além disso, devem ter reconhecimento por boas condutas, bons resultados e quaisquer outros méritos. Boas ações não devem passar despercebidas. Isso funciona tanto como reforço positivo quanto como estímulo para os outros seguirem o exemplo. Feedback é essencial para que o colaborador saiba que está no caminho certo.

3) Ações que promovam a integração são muito benéficas. É preciso que todos entendam sua função dentro da empresa, e isso só é possível quando cada um consegue enxergar o todo. Ou seja, devem ter a visão de que fazem parte de um grupo e que um precisa do outro para funcionar bem, numa relação simbiótica.

4) É importante promover de forma calculada e estratégica os benefícios da empresa. Assim, os benefícios não serão “tomados por garantidos” e serão valorizados constantemente de forma ativa.

5) Por fim, promover treinamentos e outras iniciativas de capacitação são um estímulo a mais. Afinal, um colaborador precisa saber que tem espaço para crescimento e desenvolvimento profissional. Caso contrário, pode se sentir desestimulado a continuar dentro da empresa.

 

E você sabia que brindes e presentes são também uma forma de estimular, reconhecer e recompensar os colaboradores? Aqui na Brindesco você encontra as melhores opções de brindes personalizados. Entre em contato conosco para saber mais informações e solicitar um orçamento!

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