Como criar uma cultura saudável na sua empresa

  • 30/04/2021

O que mobiliza os colaboradores de uma empresa? Ou talvez seja mais produtivo pensar: O que desmobiliza os colaboradores de uma empresa? Qual é o papel de um líder? Essas questões são centrais se você quer extrair o máximo e o melhor de seus colaboradores. Estar alheio ou atento a elas pode ser determinante para o seu negócio.

 

Comunicação

Há comunicação dentro da empresa? Os colaboradores são convocados a dizer o que pensam e, mais que isso, suas ideias são respeitadas? Pesquisas indicam que nosso engajamento dentro da empresa cai quando não nos sentimos relevantes, quando sentimos que nossas ideias não são levadas em consideração ou sequer respeitadas. A reação natural ao se sentir desimportante é deixar de se importar não apenas com o trabalho, mas até mesmo com nossos colegas e com a empresa. Como você e a empresa respondem a questões importantes que surgem? A resposta costuma ser uma abertura ao diálogo ou um decreto para encerrar o assunto? Em outras palavras: a resposta é caracterizada pela abertura ou fechamento?

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Ação

Uma boa comunicação sem ação leva a um impasse. Os colaboradores percebem quando as palavras são vazias e a atitude, apenas para cumprir com uma obrigação. Ou seja, percebem a insinceridade. Na prática, se uma reivindicação é recebida com abertura e diálogo, mas nenhuma providência é tomada, então há um problema. Não é sempre que haverá concordância - aliás, o mais comum é que não haja concordância na maioria das vezes. Mas é possível chegar a um consenso ou manter a união mesmo na discordância. Há sempre um terreno comum que, apesar de não ser ideal para alguns, é aceitável para todos.

 

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