Como o perfeccionismo atrapalha a produtividade?

  • 16/04/2021

Existe uma linha tênue que separa a dedicação e a atenção aos detalhes do perfeccionismo obsessivo, que te impede de tomar decisões e de priorizar as tarefas e trabalhos mais importantes. Perfeccionistas se sentem extremamente vulneráveis com a ideia de qualquer detalhe fora do lugar, e se sentem responsabilizados e expostos quando ocorre algum erro. Se você se identifica com essa descrição, aqui estão algumas dicas que podem ajudar.
 

  1. Saber a diferença entre o que importa e o que não importa tanto

Decisões banais, corriqueiras e pouco importantes devem ser tomadas rapidamente, sem investir muito esforço, não é? Não para os perfeccionistas. A maior dificuldade é sair do micro e ter uma visão do macro, e, dessa forma, todos os detalhes parecem igualmente importantes. Para conseguir driblar esse problema, é importante ter em mente que está tudo bem que nem tudo saia como você deseja. Aprender a delegar é parte do processo. Nem tudo precisa sair da sua cabeça e do seu esforço, e as pessoas ao seu redor também são competentes - às vezes, mais do que você.


 

  1. Saber que você não precisa sempre fazer mais que o esperado

Se existe uma verdade para os perfeccionistas é que fazer somente aquilo que é esperado deles é pouco. Eles precisam fazer mais, caso contrário sentem que estão fazendo menos. Mas essa é uma lógica distorcida: por que os parâmetros que se aplicam a todos os outros não podem se aplicar também a eles? Se isso é fruto de uma insegurança, então pode ser um problema. Muitas pessoas acreditam que, se não fizerem tudo com perfeição e rapidez, isso pode revelar que elas são, na verdade, incompetentes, e serão desmascaradas. Mas isso não é verdade.

 

Pode te interessar:


 

  1. Saber que você não precisa ser um exemplo para ninguém

A ideia de ter uma vida que não seja exemplar pode fazer os perfeccionistas terem calafrios. Isso porque se sentem constantemente avaliados por tudo o que fazem. Na verdade, a maioria das pessoas não presta atenção na maioria das coisas que fazemos. A sensação de pressão para ser sempre perfeito pode ser um fardo maior do que se imagina no longo prazo. Por isso, leve-se menos a sério. Não é necessariamente ruim querer o melhor, mas pode levar a um padrão de autosabotagem sem que você perceba!

 

Gostou do conteúdo? Então fique de olho aqui em nosso blog e em nossas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

Aqui na Brindesco você encontra as melhores opções de brindes personalizados. Entre em contato conosco para saber mais informações e solicitar um orçamento!