Você sabe se comunicar bem através da escrita?
- 26/03/2021
A escrita vem se estabelecendo como uma das formas de comunicação mais utilizadas no mundo. Aplicativos de troca de mensagens são tão onipresentes que outras formas de interação se tornaram até mesmo indesejadas. Com a pandemia, isso se acentuou. A linguagem não-verbal, como risos, olhares e gestos, que ajudam a enriquecer e esclarecer a comunicação, estão cada vez menos à nossa disposição.
Mas comunicação não é tudo igual?
Segundo linguistas, quando muda o veículo de transmissão da mensagem, muda também o modo de se relacionar com ela. A leitura em telas já é bastante diferente da leitura em papel, pois elas exigem tipos de interação bastante diferentes das pessoas. A leitura em telas tende a ser mais dinâmica, pragmática, feita “passando os olhos”, com menos atenção aos detalhes. Por isso mesmo, muitas vezes a mensagem escrita tende a ser mal compreendida.
Pode te interessar:
Não temos tempo para isso?
A verdade é que nem sempre somos tão ocupados como gostamos de pensar. Não tanto, pelo menos, que não dê tempo de escrever um e-mail com atenção para um cliente ou uma mensagem clara para um colaborador. É verdade que uma comunicação breve, cheia de pontos finais, pode dar a impressão de importância e imponência. Mas a brevidade se torna um problema quando a mensagem se torna críptica ou ambígua. O ideal é que você dê o mínimo de margem para interpretações errôneas de suas mensagens, proporcionando o maior número de informações relevantes que puder, isto é, contexto e detalhes.
Qual o seu tom?
Outra questão bastante negligenciada na escrita é o tom. A escrita, assim como a fala, tem um tom. Lembre-se que, quando sua comunicação depende somente da escrita, você não terá sua linguagem corporal para incrementá-la. Uma resposta monossilábica acompanhada de um sorriso é aceitável pessoalmente, mas responder “Sim.” a um longo e-mail pode transmitir a ideia de que você simplesmente não se importa com o que a pessoa disse, já que não quis fazer esforço para demonstrar isso.
Caso realmente não tenha tempo ou esteja tendo um dia estressante, você pode confirmar o recebimento do e-mail ou da mensagem e dizer que pretende responder de forma mais completa assim que possível. E, se a comunicação escrita está dificultando a resolução de algum problema, por que não combinar uma ligação? A comunicação digital é desafiadora, mas há soluções.
Gostou do conteúdo? Então fique de olho aqui em nosso blog e em nossas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.
Aqui na Brindesco você encontra as melhores opções de brindes personalizados. Entre em contato conosco para saber mais informações e solicitar um orçamento!