PrincĂpio de Pareto: o que Ă© e como aplicar?
- 05/02/2021
Também conhecido como "Regra do 80/20", o Princípio de Pareto afirma que 80% dos efeitos provêm de 20% das causas. É uma regra visível em diversos fenômenos da natureza e que é aplicável também aos negócios, seguindo a famosa máxima de que "80% das vendas vem de 20% de clientes".
Pode te interessar:
Como surgiu?
Vilfredo Pareto (15 de julho de 1848 - 19 de agosto de 1923) foi um engenheiro civil, economista, sociólogo, filósofo e cientista político italiano. Suas contribuições para os estudos da Economia foram enormes, e um dos seus mais conhecidos legados é o princípio que recebeu seu nome. Também foi o responsável pela introdução do termo "elite" nos estudos sociais.
Vilfredo Pareto
O Princípio de Pareto foi elaborado a partir de suas observações de que 80% da riqueza da Itália pertencia a 20% da população. Em uma análise posterior de outros países, Pareto surpreendeu-se ao encontrar a mesma proporção na distribuição de riquezas.
Aplicações
Diversos estudos conduzidos em diversas áreas chegaram à conclusão de que o Princípio de Pareto se aplica e é válido. A Microsoft, por exemplo, alega que, ao consertar 20% dos bugs, 80% dos problemas relatados eram completamente eliminados.
Se 20% do esforço investido em uma determinada empreitada leva a 80% dos resultados, isso pode guiar estratégias e a gerência do tempo. Focar 20% do seu tempo nas tarefas mais importantes e vitais para a sua empresa leva a 80% do sucesso. No marketing digital, 20% das publicações são responsáveis por 80% do tráfego.
Contudo, o Princípio de Pareto não é uma ciência e deve ser utilizado com parcimônia. É, na prática, uma maneira de direcionar o foco para as tarefas e negócios mais importantes.
Gostou do conteúdo? Então fique de olho aqui em nosso blog e em nossas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.
Aqui na Brindesco você encontra as melhores opções de brindes personalizados. Entre em contato conosco para saber mais informações e solicitar um orçamento!