Jovens têm mais dificuldade para achar motivação durante a pandemia

  • 15/01/2021

Conforme a pandemia se estende, seus efeitos começam a ganhar mais substância para análises de maior profundidade. Uma das áreas mais afetadas foi definitivamente o comportamento humano. Uma parcela da população passou a trabalhar exclusivamente por via remota, e isso causou a atribuição de diversas funções para o espaço doméstico. E quem está tendo mais dificuldade para lidar com isso são os jovens.

Pode te interessar:

O home office

Segundo uma pesquisa americana, a grande maioria dos trabalhadores cujas funções podem ser feitas de maneira remota contam que, até o início da pandemia, raramente tinham que trabalhar de casa – muitos dizem que nunca haviam feito isso antes. Agora, mais de 70% dessas pessoas fazem home office parcial ou integralmente. Destas, mais da metade gostaria de continuar trabalhando de casa após o fim da pandemia.

Um fator importante levantado pela pesquisa é a questão de classe. Mais de 60% das pessoas com um diploma universitário alegam poder trabalhar de casa, e esse número cai drasticamente, para perto dos 20%, entre as pessoas sem formação universitária. Mas um motivo para isso é que a maioria dos serviços de maior remuneração podem ser feitos remotamente; a maioria dos serviços de menor remuneração, não.

 

Motivação

Apesar de não ser sem desafios, a transição para o novo modo de trabalho foi relativamente fácil para a maioria dos adultos. Questões como ter um local adequado em casa para trabalhar, conseguir lidar com os prazos, trabalhar sem ser interrompido e ter motivação para trabalhar são, no geral, bem resolvidas para pessoas adultas.

A diferença aparece quando analisamos por faixa etária. Quase metade das pessoas entre 18 e 50 anos dizem ter dificuldade para encontrar motivação para trabalhar em home office, ao passo que, para pessoas acima dos 50 anos, esse número cai para 20%. E as pessoas entre 18 e 30 anos tendem a considerar mais difícil ter motivação para trabalhar. A maior dificuldade que encontram é conseguir dividir o tempo de forma satisfatória para cada tarefa – o que não é uma dificuldade tão grande para as pessoas mais velhas.

Mas há diversas maneiras de se manter motivado, mesmo apesar da constante presença desmotivadora da pandemia. Demos algumas dicas sobre isso no post passado, dê uma conferida.

 

Gostou do conteúdo? Então fique de olho aqui em nosso blog e em nossas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

Aqui na Brindesco você encontra as melhores opções de brindes personalizados. Entre em contato conosco para saber mais informações e solicitar um orçamento!